enciclopédia digital master online
Procure pelo verbete:
Ex: diamante AND áfrica
Teste Vocacional Interativo (Primeira Parte)
MÍDIAS


TESTE VOCACIONAL INTERATIVO

O momento da escolha profissional é sempre cheio de dúvidas e preocupações. Seria realmente muito cômodo se houvessem testes milagrosos que garantissem uma escolha sem erros, proporcionando o sucesso desejado. A verdade é que testes milagrosos não existem e a escolha nunca deve ser feita por terceiros. Este ato de coragem é individual !

Estamos preocupados em oferecer uma ajuda eficaz a você e, por isto, nossa proposta é sincera e diz respeito a um roteiro que tem como objetivo alertar para as informações necessárias e para tudo que está relacionado ao ato de escolher.

Neste trabalho você vai poder pensar nos aspectos que envolvem uma escolha e, já que seria impossível experimentar as mais de seis mil profissões para ter certeza da sua opção, elaboramos um roteiro para que você possa iniciar um acúmulo de informações, para que conheça melhor suas próprias expectativas, valores e influências e para que, a partir daí, possa realizar uma escolha compatível com seu jeito de ser e com o que você mais gosta de fazer.

1) Suas férias chegaram e você pode escolher um dentre dois lugares para viajar. Você pode marcar quantas alternativas achar importante considerar em sua escolha:

a) Se cada um dos lugares é praia ou campo.
b) A opinião de pessoas que já conhecem os dois lugares.
c) Fotos que você encontrar dos dois lugares para comparar.
d) Informações sobre o clima dos dois lugares no período da viagem.
e) Quais as pessoas que você conhece e que vão estar em cada um dos locais.

 

2) Você precisa dar um presente para um amigo. Marque quantas alternativas você achar que deve levar em conta para fazer uma boa escolha :

a) Procura lembrar de situações em que seu amigo se referiu a algo que gostaria de ter.
b) Dentre as possibilidades escolhe a que tenha a ver com seu amigo e também com você para parecer um presente característico.
c) Procura saber com alguém da casa dele se ele já tem as coisas em que você pensou.
d) Pensa em coisas legais e que estejam dentro do limite de preço que você pretende ou pode gastar.
e) Fica atento para ver se, por acaso, este amigo dá alguma pista de algo que gostaria de ganhar.

 

3) Lucas é filho de um casal de classe média. Seu pai é engenheiro elétrico e a mãe professora universitária. Os pais tentam não interferir na escolha profissional do filho mas sempre dão dicas e procuram saber das aspirações do menino. Lucas cursa a oitava série de um colégio particular e tem notas muito boas, principalmente em matemática que é sua matéria preferida. Sempre que pode, Lucas vai estudar na casa de uma tia madrinha de quem gosta muito e por quem tem profunda admiração. Esta tia é advogada e fica quase todo seu tempo livre com o sobrinho. Lucas é muito tímido e quase nunca sai para brincar na rua, quando não está jogando alguma coisa com a tia ou assistindo televisão, ele gosta de mexer nos medidores de eletricidade que seu pai trás da empresa para lhe mostrar como funcionam. O sonho de Lucas é ser advogado e ter dinheiro para comprar tudo que quiser. Marque as alternativas que considerar verdadeiras:

a) A timidez de Lucas seria prejudicial à sua carreira de advogado porque, nesta profissão, a pessoa tem que se expor constantemente.

b) Mesmo que sutilmente, os pais de Lucas podem ser um fator de influência para que ele escolha uma profissão universitária e não outra de nível técnico.

c) O gosto profissional de Lucas pode estar sendo influenciado pela afinidade com a tia e pela vontade de ser advogado como ela, este gosto pode mudar na medida em que Lucas for passando por outras experiências de vida.

d) Mesmo dizendo que gosta de advocacia podemos perceber que Lucas herdou a vocação do pai, se observarmos seu interesse por medidores de eletricidade.

e) Um dos interesses de Lucas é ter dinheiro para comprar tudo que quiser e por isso deve seguir uma profissão universitária que é muito melhor remunerada que as de nível médio.

 

4) Desde muito pequena Ludmila já gostava muito de dançar. Ela mora com a mãe que é dona de casa, o pai administrador de empresas e a avó que se formou em economia mas já está aposentada. A família tem uma condição econômica muito cômoda. A mãe e o pai não gostam muito da idéia de Ludmila cursar dança na Universidade porque acreditam que ela vai ganhar muito pouco e que a profissão não dá status social e a avó acha que ela pode até optar por dança mas que antes deveria conhecer um pouco mais das outras profissões. Ludmila já deixou bem claro que esta é a única coisa que lhe interessa, que não quer conhecer nada mais e que só entrará na universidade se for para fazer dança porque não saberia fazer outra coisa. Marque quantas alternativas você achar que estão corretas:

a) É importante considerar as habilidades e interesses na escolha profissional.

b) Se desde pequena Ludmila gosta tanto de dançar provavelmente esta seja sua vocação e, se assim for, ela não poderia mesmo se realizar em outra profissão.

c) Seria interessante conversar mais com a família, amigos e profissionais de outras áreas para conhecer um pouco das outras profissões, antes de dizer que não gosta de mais nada além de dança.

d) Nem sempre o curso é igual ao exercício profissional e é importante conhecer um pouco mais a respeito da profissão que pode ser muito diferente da prática de dança como lazer.

e) O interesse de Ludmila vem desde muito cedo e nunca vai mudar.

 

5) João nos conta que tem vocação para agricultor e mecânico e que sente que isto já nasceu com ele. A família dele é humilde, o pai é agricultor e a mãe, que é dona de casa, ajuda nos serviços agrícolas. Atualmente, João está morando na casa de uns tios, na cidade, porque precisa terminar os estudos e no campo não conseguiu vaga para o segundo grau. Ele sonha em fazer uma universidade para voltar com mais recursos para a casa dos pais e está em dúvida se escolhe algo relacionado a mecânica ou a agricultura. João estuda numa escola pública e para ajudar o tio ele conserta eletrodomésticos na região onde mora. João tem habilidade mecânica e diz que desde que tinha sete anos já ajudava o pai a consertar as máquinas agrícolas dos donos de fazendas vizinhas. Marque quantas alternativas considerar verdadeiras:

a) O que João chama de vocação que "já nasceu com ele" são habilidades que desenvolveu desde cedo porque ajudava seu pai no trabalho, afinal ninguém nasce com vocação alguma.

b) O fato de João ter ido para a cidade não garante que ele consiga uma vaga universitária, principalmente porque ele estuda em colégio público e na maioria das vezes o preparo é muito inferior ao proporcionado por escolas particulares.

c) Seria interessante que João procurasse informações à respeito de outras possibilidades profissionais porque poderia descobrir outros interesses.

d) O problema de João é que se ele não conseguir entrar para uma universidade e tiver que fazer um curso de nível médio, nunca vai conseguir dinheiro e status para melhorar a situação da família.

e) João é de família muito humilde e não teria condições de ser bom em profissões mais importantes.

 

6) Escolha a alternativa que você considera se aproximar mais da sua opinião sobre o mercado de trabalho na escolha profissional :

a) O mercado de trabalho é o ponto mais importante da escolha profissional porque não adianta escolher uma profissão e não ter emprego depois.

b) O mercado de trabalho não é o mais importante porque se gostamos do que fazemos sempre conseguiremos espaço profissional.

c) O mercado de trabalho é um dos aspectos importantes a ser considerado mas não podemos nos basear só nele porque ele se modifica com o tempo e pode ser que ao final do curso já esteja diferente.

d) Considerar o mercado de trabalho só é importante para quem pretende trabalhar para outras pessoas e não para quem vai abrir seu próprio negócio.

e) Se houver possibilidades de trabalho para a profissão, mesmo que para um futuro próximo, o mercado pode estar ruim mas o emprego futuro é garantido.

 

7) Considerando as características do sistema vestibular, escolha a alternativa que mais se aproxima da sua opinião sobre ele:

a) O vestibular tem a vantagem de oferecer oportunidades iguais para todos os candidatos.

b) É um sistema que seleciona os candidatos mais inteligentes.

c) Só passam os alunos mais interessados e esforçados.

d) Oferece condições iguais para aqueles que tiveram condições de estudar em bons colégios, tiveram boa base e se esforçam o suficiente.

e) É um sistema fundamental porque garante que seja feita a seleção daqueles que serão os bons profissionais.

 

8) Algumas profissões são caracterizadas pela maioria feminina e outras pela maioria masculina. Escolha a alternativa que mais se aproxima da sua opinião sobre as diferenças ou semelhanças entre homens e mulheres:

 

a) Estas características são construídas socialmente mas se modificam com o tempo, valores e necessidades sociais.

b) O fato dos homens serem fisicamente mais fortes, faz com que algumas profissões sejam apropriadas para o sexo masculino.

c) As mulheres são mais organizadas e por isto são mais eficientes nas profissões administrativas e outras que exijam organização.

d) Desde as civilizações antigas, o homem vem desempenhando o papel de líder e este fato histórico faz com que o homem desempenhe melhor o papel de chefe do que a mulher.

e) As mulheres são maternais e cuidadosas e por este motivo devem seguir profissões assistêncialistas.

 

 

9) Há muita polêmica acerca da existência ou não de vocações inatas. Escolha a alternativa mais próxima da sua opinião pessoal:

a) As pessoas já nascem com uma vocação profissional e se esta vocação não for descoberta, dificilmente poderão se realizar profissionalmente.

b) A única vocação humana é a vocação para aprender tudo e por este motivo as nossas habilidades são determinadas pelas nossas experiências pessoais e escolares e podem mudar com o tempo.

c) Nascemos com vocação para uma profissão mas podemos mudá-la ao longo de nossas vidas, à partir de experiências pessoais.

d) A vocação profissional é genética e passa de pai para filho.

e) Mesmo tendo uma vocação profissional inata podemos ser felizes em outras profissões.

 

10) Outra questão muito polêmica é a respeito da liberdade de escolha. Escolha dentre as questões abaixo a que está mais próxima do que você pensa sobre o assunto:

 

a) A escolha profissional é individual e não sofre influências de nada.

b) Podemos nos livrar de todas as influências que sofremos e escolher livremente a profissão que queremos.

c) A única coisa que influência a escolha profissional são as idéias dos pais.

d) Não interessa pensar nas influências que sofremos porque elas existem mesmo e não podemos fazer nada contra isto.

e) Se pudermos conhecer tudo que nos influência podemos realizar uma escolha mais adequada.

 

11) A tecnologia e as necessidades sociais mudam a cada dia e com isto o mercado de trabalho e as habilidades necessárias para o exercício profissional também se transformam.

concordo discordo

 

12) O esforço pessoal e a tranquilidade contam de forma positiva para o teste vestibular.

concordo discordo

 

13) Existem profissões masculinas e profissões femininas e isto vai existir sempre.

concordo discordo

 

14) A única vocação do ser humano é aprender tudo e não estar limitado a uma atividade específica.

concordo discordo

 

15) Pessoas mais ricas são mais habilidosas que as mais pobres porque isto é determinado geneticamente.

concordo discordo

 

16) Quem tem condições de viajar, frequentar lugares diferentes tem possibilidade de aumentar seu repertório cultural e aprender mais coisas e é a possibilidade de viajar que garante que pessoas de um nível social mais alto tenham um nível cultural mais alto que as menos privilegiadas.

concordo discordo

 

17) As nossas dificuldades pessoais não devem ser consideradas na hora da escolha para evitar que sejamos influenciados negativamente.

concordo discordo

 

18) Podemos escolher uma profissão que exija habilidades que não possuímos ou nas quais sentimos dificuldades porque as habilidades podem ser desenvolvidas ou criadas. Isto só requer um pouco mais de esforço.

concordo discordo

 

19) Somos livres para escolher e não somos influenciados por nada.

concordo discordo

 

20) Somos controlados por algumas coisas e sofremos influências daquilo que nos cerca e tomar conhecimento do que nos controla e influencia é importante para que possamos realizar uma escolha mais adequada.

concordo discordo

 

21) Sofremos influências da televisão, da moda, do mercado de trabalho, de amigos, família e outras pessoas próximas, de nossa história de vida e das experiências passadas.

concordo discordo

 

22) Quem gosta de matemática deve escolher profissões na área de exatas.

concordo discordo

 

23) Quem gosta de biologia deve trabalhar em profissões biológicas.

concordo discordo

 

24) Quem gosta de português e história deve cursar profissões em humanas.

concordo discordo

 

25) Quem não gosta de matemática pode se deparar com ela em outras áreas que não seja a de exatas e pode descobrir diferenças com a matemática do colégio e até desenvolver interesses.

concordo discordo

 

26) A escolha deve ser cuidadosa porque é definitiva e se for mal feita estraga a vida da pessoa.

concordo discordo

 

27) Uma escolha mal feita não significa insucesso porque a formação profissional não quer dizer que você só pode trabalhar com aquilo ou que não possa fazer outros cursos e especializações.

concordo discordo

 

28) Profissionais de nível médio podem ganhar mais que universitários.

concordo discordo

 

29) A formação universitária garante empregos.

concordo discordo

 

30) Quem fica mudando muito de opção profissional é inseguro e imaturo.

concordo discordo

 

 




 

TOPO