
Templo da Sagrada Família |
Arquiteto espanhol nascido em Reus, na Catalunha. Suas obras arquitetônicas portam qualidades das mais inovadoras entre as demais obras de sua época, notáveis por estabelecer um conjunto harmonioso ao utilizar a fusão de estilos como o neo-gótico, o cubismo e o art nouveau.
Realizou seus estudos de Arquitetura em Barcelona, onde realizou seus primeiros projetos. Logo aclamado por seu estilo nada convencional em matéria de tradição arquitetônica, Gaudí logo obteve reconhecimento e passando a ser patrocinado por Eusebio Güell. Realizou assim obras como o Palácio Güell e o Parque Güell, respectivamente, de 1885 a 1889 e de 1900 a 1914, obras em que as formas utilizadas na composição do espaço tendem à semelhança das formas encontradas em organismos vivos, apresentando assim sinuosidades tanto belas como bizarras.

Parque Güel |
Em suas obras, procurou assimilar as concepções estéticas vanguardistas que então afirmavam-se por toda a Europa. Temos ainda como exemplo da obra de Gaudí o Templo da Sagrada Família em Barcelona, iniciado em 1883, considerado sua obra máxima, ainda que inacabada por ocasião de sua morte no ano de 1926. Gaudí é contado entre os adeptos da chamada arquitetura fantástica, modalidade arquitetônica que desafia as noções convencionais de espaço e dimensão.
|