enciclopédia digital master milênio
Menu Principal
Procure pelo verbete:
Ex: diamante AND áfrica
  Castelos
ÍNDICE
 

Castelo Gutemberg Balzerr

A palavra é proveniente do latim castellum, que significa pequena fortificação.

Originário das fortificações bizantinas, que por sua vez buscam inspiração nas cidades muradas da arquitetura romana militar, os castelos começam seu desenvolvimento na Europa ocidental a partir do feudalismo, com a consolidação do poder nas mãos de senhores feudais e reis.

Esses edifícios fortificados tinham por finalidade servir de residência ao mesmo tempo que garantiam proteção para seus senhores e também para nobres e alguns cidadãos privilegiados, que podiam usufruir da segurança de suas muralhas.


Castelo de Stirling - Escócia

No princípio eram basicamente construções simples de madeira, ocupando posição estrategicamente privilegiada (o topo de um morro, por exemplo), dotadas de torres e cercadas por paliçadas (muralhas de madeira), após o século XI, os muros passam a ser de argamassa e tornam-se mais largos e seguros, além de outras inovações, como o fosso em torno da muralha, presente geralmente nos castelos franceses.

Com o retorno dos cruzados, vieram do oriente influências que tornariam os castelos europeus tão monumentais quanto os bizantinos. Grandes muralhas concêntricas, chegando a mais de quatro metros de largura, com altas torres dispostas em sua extensão garantiam a segurança e a imponência. Esse tipo de castelo disseminou-se pela Europa, a partir do século XII, principalmente na França, Alemanha e Inglaterra.


Castelo Medieval dos Cavaleiros
de São João, na Ilha de Rodes

Nos séculos seguintes, os castelos continuaram a se aperfeiçoar, agora não mais em seus sistemas de segurança, e sim no conforto que oferecem aos usuários, como instalações sanitárias, sistemas de exaustão (o surgimento das chaminés data desta época).

A partir do século XVI, com o aperfeiçoamento da artilharia e outros armamentos, tanto ofensivos quanto defensivos, os castelos deixam de exercer um papel tão definitivo quanto à segurança de sua população, vindo a ser gradualmente abandonados.

Muitos dos castelos da Idade Média permanecem até nossos dias, alguns ainda como residências, outros como atrações turísticas; podendo ser encontrados na França, Inglaterra, Alemanha e Espanha, entre outros.

 


Nesta Edição
Proclamação da República
Aristóteles
Zumbi de Palmares
Castelos