enciclopédia digital master milênio
Menu Principal
Procure pelo verbete:
Ex: diamante AND áfrica
  II Guerra Mundial
ÍNDICE
 

Adolf Hitler

O efeito dos diversos tratados firmados no fim da Primeira Guerra surtiu de maneira contrária em relação ao que outrora se esperava. Ao contrário do que se imaginava, explodiram no mundo os regimes totalitaristas e a paz configurou-se apenas como um trégua. Além do descumprimento do Tratado de Versalhes, as nações punidas pela Primeira Guerra guardaram o ódio alimentado pelo absurdo das punições impostas. A humilhação sofrida pela Alemanha solidifica as bases do nazismo e o surgimento de Hitler. A Liga das Nações é manipulada, a Turquia é dilacerada, o Império Austro-Húngaro é desmembrado à força, além do fato que a Itália era uma vencedora sem prêmio. Todos esses fatores contribuíram para que os anos subseqüentes ao fim da guerra fossem de contínua incerteza. Após a ascensão de Hitler em 1933, a Alemanha volta a produzir armamentos e torna o serviço militar obrigatório. Hitler foi refazendo a Alemanha e partiu para a ofensiva com a anexação da Áustria ao seu território (Anschluss), a incorporação da região dos sudetos e a desintegração da Checoslováquia . A Itália anexa a Albânia e conquista a Etiópia. A França e Inglaterra adotam o discurso totalitário. Surgem o Pacto Anticomunista e o Pacto Tripartidarista, que já possuía os elementos necessários para o estopim da guerra. Foi com o ataque da Alemanha à Polônia que os ânimos se acirraram definitivamente no dia 1 de setembro de 1939.


Dia D contra Hitler

Com a vitória fácil da Alemanha, inicia-se a perseguição aos judeus. Em resposta, a França e a Inglaterra declaram guerra contra a Alemanha. A Alemanha invade a Noruega e a Dinamarca e, posteriormente, a Bélgica e a Holanda. Pouco tempo depois, instala-se o governo de Vichi com a França derrotada, que assinou um armistício em 22 de junho de 1940. Paralelamente, no Pacífico, os japoneses obrigavam os E.U.A. a entrar na guerra com o bombardeio de Pearl Harbor em dezembro de 1941. Os Estados Unidos respondem com as vitórias de Midway e do Mar de Coral em 1942. A Inglaterra se viu sem aliados no continente e reclusa às suas ilhas. Com Paris ocupada, de Gaulle prepara a resistência no exílio e vai para a Inglaterra. Na primavera de 1941, a Alemanha ocupa a Grécia e a Iugoslávia, atacando também a União Soviética com a ajuda da Eslováquia, da Hungria e da Romênia. Na prática, este foi o início do fim de Hitler tendo em vista o enorme contingente russo. Em 1942, a derrota dos alemães em Stalingrado é decisiva para o curso da história. No dia 12 de Junho de 1945, Berlim foi tomada pelos russos, terminando assim a guerra na Europa. A resistência japonesa ao desembarque americano em Iwojima criou uma expectativa de continuidade da guerra. A 6 de agosto de 1945 os americanos finalmente testam o resultado do conhecido projeto Manhattan, detonando uma bomba atômica sobre Hiroshima. Logo em seguida, uma outra bomba foi jogada em Nagasaki, totalizando mais de cento e cinqüenta mil mortes. Em 6 de setembro de 1945 o Japão assinou a rendição e a Segunda Guerra Mundial terminou.

O saldo de mortos da guerra é espantoso. Estima-se que morreram em torno de cinqüenta e três milhões de pessoas, sendo pelo menos vinte milhões em combate.

 


Nesta Edição
Museu do Louvre
II Guerra Mundial
Aviação
Armas Nucleares