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  Aviação
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O 14bis de Santos Dumont

Veículo aéreo de autopropulsão cujo peso é superior ao do ar, destinado ao transporte de passageiros, transporte de carga e também como veículo aéreo de combate. Anteriormente à invenção do avião, o homem já cruzava os céus através dos balões, que utilizavam gases mais leves que o ar para alcançarem os céus. Há grande polêmica quanto à invenção do avião: sobretudo nos Estados Unidos acredita-se no êxito primeiramente obtido pelos norte-americanos através das experiências dos irmãos Wright, enquanto há inúmeras correntes de historiadores que afirmam que a primeira tentativa bem-sucedida na construção de um veículo que pudesse voar com recursos mecânicos próprios e que fosse mais pesado que o ar teria ocorrido na França com o 14-BIS, tendo como construtor o brasileiro Alberto Santos Dumont. Em outubro de 1906, Santos Dumont teria feito seu 14-BIS voar por uma distância superior a cem metros, atingindo altitude máxima de cinquenta metros. A façanha do pioneirismo na aviação já foi também reivindicada para outros inventores, como o russo Alexander Mozhaisky e o alemão Karl Jatho. No entanto, tendências mais recentes da historiografia mundial cada vez mais estão propensas a atribuir o real êxito pioneiro ao brasileiro Santos Dumont. Após o 14-BIS, Santos Dumont criaria novos modelos, entre eles o Demoiselle, capaz de levantar vôo após apenas dez metros de corrida no solo, avião que praticamente inspirou a construção dos demais aviões modernos.


Avião de Combate Alemão
Messers-Schimitt Me-110 C

Apesar da pioneira conquista da aviação ter ocorrido no início do século XX, o homem já sonhava com a hipótese do domínio aéreo desde remotos tempos. No século XIII, as primeiras tentativas na construção de máquinas voadoras mais pesadas que o ar eram cercadas de projetos baseados na própria mecânica do vôo dos pássaros. Dois dos projetos bastante famosos remontados ao século XV são os de Leonardo Da Vinci: um aparelho com asas similares às asas de pássaro em forma e movimento e ainda um distante precursor do helicóptero.


Caça supersônico F-15

Os aviões passaram por enorme revolução, a partir da utilização de jatos ao invés de hélices movidas por motores convencionais, revolução esta consagrada aos alemães que, no ano de 1939, construíram o primeiro avião do gênero. A partir daí foi possível a conquista de grandes velocidades por estes veículos aéreos. Uma nova meta a ser atingida após a conquista definitiva do espaço aéreo pelo homem foi aliás o desenvolvimento de maiores velocidades dos aviões. Desta forma, com o desenvolvimento dos estudos de aerodinâmica, os desenhos das asas e do "nariz" dos aviões passaram a sofrer inovações, assim como foram procurados novos materiais para a construção das aeronaves. Sobretudo a partir de 1970, os novos projetos já contavam com desenhos aerodinâmicos otimizados. Nesta década, o desafio imposto pela chamada "barreira do som" (ultrapassagem à velocidade do som, de aproximadamente 1223 km/h ao nível do mar) e ainda pela "barreira do calor" acarretou em inúmeras pesquisas que resultaram nos aviões modernos. A partir da conquista de velocidades superiores a do som, o problema do superaquecimento exigiu a busca de desenhos aerodinâmicos que amenizassem a própria fricção do ar contra as aeronaves em grande velocidade, além do emprego de materiais mais resistentes ao calor, como o titânio. Hoje em dia, alguns tipos de aviões, sobretudo aqueles utilizados como veículos aéreos militares, são capazes de voar velocidades bastante superiores à velocidade do som. Tais aviões são os chamados supersônicos. O transporte aéreo é o considerado mais seguro: os índices de acidentes aéreos são bastante inferiores, por exemplo, aos índices apresentados pelo transporte rodoviário.

 


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Aviação
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